13º BPM

Polícia Militar de Santa Catarina

Prevenção do crime através do desenho urbano

Contextualização:

A prevenção ao crime através do desenho urbano surge como uma abordagem, dentro das modernas teorias de prevenção ao crime, para a resolução de problemas que considera:

  • As condições ambientais;
  • As oportunidades.

Esses dois elementos aplicados adequadamente poderão neutralizar comportamentos indesejáveis por parte dos delinquentes.

Estratégias

As estratégias para prevenção ao crime através do desenho urbano consistem basicamente em:

  • Vigilância natural–o desenho arquitetônico de uma residência, edifício ou estabelecimento comercial, por exemplo, devem transmitir a sensação de que o delinquente está sendo observado e que o risco de ser capturado é alto;
  • Controle de acesso – forma pré-estabelecida de se controlar a entrada e a permanência de pessoas em determinado local.
  • Reforço territorial – é inerente aos cuidados e manutenção do ambiente e seu entorno, para evitar a ocupação de determinado espaço por delinquentes.

Espaço Residencial

Saiba como tornar seu lar menos vulnerável a furtos, roubos e invasão a domicílio, através da prevenção ao crime através do desenho urbano.

Uma providência importante é cercar sua residência com grades, ao invés de muros, pois com isso há uma natural vigilância do local por transeuntes e vizinhos. Por isso, evite construir muros altos, pois caso alguém consiga transpor o muro, dificilmente a Polícia, vizinhos e populares conseguirão notar algo de estranho na residência.

Exemplo favorável à prevenção ao crime:

Exemplo DESVAFORÁVEL à prevenção ao crime:
Muros altos e totalmente fechados, residências com a frente totalmente tomadas por árvores e arbustos, são fatores que podem contribuir à incidência de furtos e roubos em residências, conforme figura abaixo:

Exemplo FAVORÁVEL à prevenção ao crime:

LEMBRE-SE! A OPORTUNIDADE FAZ O LADRÃO!

Portanto, adote os cuidados necessários para reduzir as oportunidades para que o delito ocorra. A isso denominamos prevenção situacional do crime, através de ações realizadas pela própria população, auxiliando nos trabalhos da Polícia Militar.

Espaço Comercial

A seguir seguem exemplos de estratégias de prevenção ao crime ao espaço comercial.

Exemplo FAVORÁVELà prevenção ao crime:

Observe pela ilustração acima que a posição do caixa proporciona uma vigilância natural privilegiada, aliado ao fato de haver grande área envidraçada, que permite visualização externa de eventual anormalidade e além disso, permite um eficiente controle de acesso, pois o funcionário do caixa está direcionado à porta.

Exemplo DESFAVORÁVELà prevenção ao crime:

No exemplo acima, há uma vigilância natural reduzida, por parte de funcionários e na área externa, bem como o controle de acesso, visto que o caixa está numa posição vulnerável (de costas para o ambiente externo).

Espaço Público

Casas abandonadas, possibilidades de abrigos sob pontes, terrenos baldios (públicos e privados), praças públicas mal conservadas, iluminação nas vias e praças públicas inexistentes e/ou precárias, SÃO FATORES AMBIENTAIS que OPORTUNIZAM ações delinquentes que poderiam ser evitadas com a modificação dos espaços públicos através de uma reestruturação da arquitetura urbana. A sociedade organizada através de associações de moradores e dos Conselhos Comunitários de Segurança, devem cobrar das autoridades públicas a resolução de problemas nos espaços públicos, que dão origem aos problemas de segurança pública;

DICAS GERAIS DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO AO CRIME

SAIBA QUAL É A VISÃO DOS DELINQUENTES NA ESCOLHA DO AMBIENTE E OPORTUNIDADES AO CRIME

Os dados de uma pesquisa realizada através de questionamentos feitos aos internos de estabelecimentos penais, demonstra que a Arquitetura Contra o Crime possui influência determinante na escolha do local para a prática do delito;

  • 46% preferem atuar a Noite (local sozinho);
  • 31% preferem de manhã (vítima desatenta e sonolenta);
  • 62% preferem como vítimas o sexo masculino;
  • 38% o sexo feminino;
  • 71% preferem locais onde há muro;
  • 29% locais com grades;
  • 21% preferem locais próximos a terrenos baldios;
  • 20% locais com pouca luminosidade;
  • 56% não carregavam ferramentas;
  • 56% dos que não carregavam ferramentas, utilizam barras de ferro, pedras, objetos encontrados no local;
  • 43% dizem que cães atrapalham;
  • 29% luz acesa durante o dia indica que a casa está sozinha;
  • 18% correspondência não recolhida também indica.

Prevenção ao crime:

A Arquitetura Contra o Crime visa tornar o Ambiente menos Favorável a prática de crimes;

Importante destacar que a maioria dos crimes é cometida porque o delinquente vislumbra uma oportunidade, que pode ser uma combinação de várias delas, como facilidade de acesso, lugares para escalar, iluminação insuficiente, paisagismo que possa ocultar a presença de alguém, falta de sistemas de segurança (alarmes, cercas elétricas, etc);

Quanto mais o criminoso se sente inseguro e vulnerável para agir, tanto menos provavelmente cometerá o delito;

IMPORTANTE: Com base nas informações acima, avalie as condições ambientais de sua residência, estabelecimento comercial ou do próprio espaço público do seu bairro e contribua para que sejam realizadas as modificações necessárias. Assim, você estará contribuindo para a sua segurança e de sua comunidade.

EM CASO DE EMERGÊNCIA: Ligue rapidamente para o número 190com o maior número de informações possíveis (características dos criminosos, arma utilizada, quantidade de agentes, veículo utilizado e placa, etc.).